Pronto para indústria 4.0?

A indústria 4.0 está aqui, mas não estamos prontos.

Posted on Posted in Conteúdo

Os executivos das principais indústrias fortune 500 estão otimistas quanto ao potencial oferecido pela Indústria 4.0, mas ainda hesitam quando se trata de investir no IOT industrial. Essa é a principal conclusão do novo relatório da Deloitte, The Fourth Industrial Revolution is Here – Você está pronto?, lançado no final de Janeiro para coincidir com o Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça. Ele explora o quão preparado a indústria está para aproveitar as oportunidades oferecidas pela Indústria 4.0 que possibilita máquinas cada vez mais conectadas e capazes de informar sobre seu status e desempenho, bem como o ambiente ao seu redor.

A Deloitte Global pesquisou 1600 executivos de “nível C” de 19 países para o seu relatório, questionando-os sobre a capacidade de aproveitar essas tecnologias.

Falta confiança e recurso humano

Quase nove em cada dez entrevistados (87%) disseram que esperam que a Indústria 4.0 crie igualdade e estabilidade social e econômica para suas empresas. Mas, independentemente disso, muitas empresas sentem que não estão prontas para aproveitar essas mudanças. Apenas um em cada três disse que eles são altamente confiantes sobre o gerenciamento de suas organizações no mundo conectado e apenas 14% disseram que estavam prontos para implementar as tecnologias da Indústria 4.0.

Ao mesmo tempo, os executivos não sentem que suas organizações tenham o talento certo para ter sucesso na quarta revolução industrial – mas estão tentando o seu melhor para construir equipes mais adequadas. Novamente, mais de quatro em cada cinco entrevistados (86%) disseram que estão trabalhando para contratar pessoas com habilidades adequadas para tecnologias como inteligência artificial (AI) e IoT.

Em geral, os principais tomadores de decisão estão conscientes de que devem investir em tecnologia para ter sucesso em um mundo cada vez mais conectado. Mas muitos deles estão com dificuldades para repensar seu modelo de negócios devido à falta de estratégias que possibilitem flexibilidade para adotar novas tecnologias.

Uma oportunidade única

Punit Renjen, CEO da Deloitte Global, afirmou que a quarta revolução industrial terá grande impacto no mundo como um todo e não apenas no local de trabalho. “As tecnologias que avançam rapidamente, gerando a Indústria 4.0, estão trazendo mudanças sociais e econômicas rapidamente em um ambiente de conectividade global sem paralelo levando até à mudanças demográficas”, disse ele.

“É um momento de grande oportunidade, mas também de risco. Nós desenvolvemos essa pesquisa para entender melhor como os executivos estão navegando em meio à essa mudança radical e para descobrir áreas onde eles podem influenciar de forma mais efetiva como a Quarta Revolução Industrial afeta suas organizações e a sociedade “.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *