auditoria de energia

Auditoria de Energia, como se preparar?

Posted on Posted in Conteúdo

Vários estudos têm mostrado sistematicamente que existem oportunidades significativas de melhoria da eficiência energética no setor industrial, muitas das quais têm um custo muito abaixo da economia que geram. Estas opções de eficiência energética incluem tanto medidas transversais (como troca de iluminação) como medidas específicas de cada setor (como configurações de máquina para a indústria metal mecânica). No entanto, as plantas industriais nem sempre estão conscientes dos potenciais de melhoria de eficiência energética. Conduzir uma auditoria de energia é um dos primeiros passos para identificar esses potenciais.

Mesmo assim, muitas indústrias não têm capacidade para realizar uma auditoria de energia efetiva e útil. Em alguns países, as políticas e os programas do governo visam ajudar a indústria a melhorar a sua competitividade por meio do aumento da eficiência energética. Ainda assim, os recursos técnicos e financeiros disponíveis para melhorar a eficiência energética são limitados, especialmente para as pequenas e médias empresas. Portanto é fundamental que informações sobre auditoria de energia e práticas mais eficientes sejam preparadas e divulgadas abertamente à indústria. Nesse artigo abordaremos a etapa anterior à auditoria de energia que vale tanto para quem se interessa em fazer uma auditoria de energia com equipe própria interna ou mesmo para quem visa contratar uma equipe externa.

Podemos separar a preparação em soft skills e hard skills:

Hard Skills na auditoria de energia: será relacionada à consolidação de dados

O primeiro passo é fazer um inventário preliminar do seu parque de máquinas. Uma lista exaustiva de máquinas é importante para identificar todos os pontos de consumo de energia possíveis do seu ambiente. As informações importantes são identificação da máquina, fabricante, potência nominal, corrente nominal e tensão nominal.

O segundo passo é consolidar todas as faturas da distribuidora com um histórico de 1 a 3 anos. Essa etapa será importante para que a equipe de auditoria de energia avalie a evolução da qualidade e quantidade de seu consumo. Além disso o esquema tarifário, histórico de multas de fator de potência e desembolso médio mensal podem ser conferidos ali.

Finalizando o hard skill, o fornecimento de uma planta baixa do projeto elétrico (ou diagrama unifilar) da instalação pode ser importante para que, no caso de medições in loco, exista garantia de que não há dupla contagem de correntes.

Soft Skills na auditoria de energia: será relacionada ao processo de inclusão e convencimento das pessoas

Apesar de ser tão importante quanto o hard skill, o soft skill é a parte mais esquecida nos projetos. As ações aqui não seguem uma receita como pudemos fazer no hard skill, por isso torna-se uma tarefa mais desafiadora. O objetivo aqui é sensibilizar as lideranças da empresa de que a contribuição com a auditoria de energia é fundamental para que a empresa ganhe competitividade e reduza riscos desnecessários. A resistência contra a auditoria é comum pelo fato de tirar as pessoas de uma rotina já consolidada e de, muitas vezes, propor questões antes não pensadas ao status quo.

Existem duas armadilhas no processo de convencimento que devem ser deixadas claras. A primeira vale para o caso em que se contrata uma equipe de auditoria externa. Nesse caso, é importante saber que essas pessoas não são super-heróis. As oportunidades de melhoria não surgirão espontaneamente, o processo precisa ser acompanhado por um responsável de grande influência dentro da empresa e essa pessoa precisa estar engajada.

Outra armadilha comum é pensar que a auditoria é um processo pontual. Não é. Como resultado da auditoria deve-se criar um comitê de avaliação contínua e acompanhamento dos indicadores formulados. Dessa forma desvios são identificados rapidamente.

 

No próximo artigo vamos falar sobre a condução das auditorias energéticas e como extrair o melhor delas.

Se você quiser compartilhar:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *