auditoria energética

Auditoria energética: Comece a economizar energia hoje

Posted on Posted in posts

Quando uma empresa se vê diante de problemas operacionais, financeiros ou administrativos, o primeiro passo a ser dado é conhecer a sua realidade. Uma auditoria é um dos mecanismos disponíveis para atingir esse objetivo. Por meio dela, identificam-se os problemas e apontam-se soluções em busca da eficiência do negócio.

A mesma filosofia pode ser adotada na questão do uso racional de energia com a criação de uma auditoria energética. Como usar racionalmente a energia? Em que processos há desperdícios que poderiam ser minimizados? Que mudanças devem ser feitas para diminuir esse gasto? Quais são as prioridades? Responder a essas perguntas significa disponibilizar para administradores e gestores uma ferramenta que apontará os dados operacionais de consumo energético e as formas para reduzir esses custos.

Apresentados em um formato claro e objetivo, os resultados de uma auditoria auxiliarão a decidir se qualquer uma ou todas as alterações recomendadas nessa análise devem ser implementadas.

O primeiro passo de uma auditoria energética é analisar o consumo de energia atual e do passado. Dentro desse período é possível observar variações no consumo decorrentes de fatores externos – como a variação climática – e internos – como alterações em processos ou ocupação. Quanto maior o período, mais precisa será a auditoria. A planilha que estamos oferecendo auxilia exatamente nessa etapa de diagnóstico.

Esse controle através de planilhas, apesar de consumir tempo, é o primeiro passo para que o gestor consiga ter ideia de onde está consumindo e identificar quais as suas melhores possibilidades de economia. A partir de nossa experiência com auditorias energéticas, compilamos a mais simples e mais eficiente planilha para que você utilize e comece a gerir e economizar sua energia, na prática.

Também incluímos uma opção para enviar a planilha diretamente para nós. Com a planilha completa conseguiremos te orientar, sob uma perspectiva técnica, sobre os melhores caminhos a se tomar na gestão energética. A equipe da CUBi oferece esse serviço de forma gratuita com o objetivo de alavancar a gestão e economia de energia no mercado brasileiro.

 

PARA BAIXAR NOSSA PLANILHA DE AUDITORIA ENERGÉTICA GRÁTIS, É SÓ VISITAR ESSE LINK. 

 

Adaptado de: GUIA PRÁTICO: CONCEITOS E FERRAMENTAS DE GESTÃO E AUDITORIA ENERGÉTICAS. Ministério do Meio Ambiente. Brasília: MMA, 2015

Se você quiser compartilhar:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *