Pular para o conteúdo

Como pagar a Conta de Energia pelo PIX?

Depois da criação do PIX no Brasil, um novo horizonte se abriu para os gestores que têm milhões de contas para pagar, como por exemplo: as contas de energia. Se você chegou até aqui buscando entender como pagar a conta de energia pelo pix, vamos te explicar como funciona esta tecnologia, quais os benefícios e como fazer a gestão das suas faturas de energia, de forma eficiente.

Desde que o Banco Central do Brasil lançou o PIX, no ano de  2020, essa forma pagamento instantâneo ganhou destaque por conta da agilidade, simplicidade e confiança nas operações de pagamento. Para as empresas, isso não só significa  mais velocidade para realizar transações financeiras, mas também um maior controle e segurança nos pagamentos. 

Nova call to action

O Que é PIX?

Antes de explicar como pagar a conta de energia pelo PIX, você precisa entender o que é o PIX e como esse sistema funciona. De modo prático, o PIX é um método de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central do Brasil, que permite que transferências e pagamentos sejam feitos em poucos segundos, 24 horas por dia, 7 dias por semana, inclusive feriados. Isso é feito através de uma chave PIX – podendo ser um CPF, CNPJ, e-mail, número de telefone ou um código aleatório – facilitando assim as transações sem a necessidade de dados bancários completos

Por que pagar a conta de energia pelo PIX?

As principais vantagens de pagar a conta de energia pelo PIX são:

  • Velocidade: Os pagamentos são efetuados em tempo real;
  • Disponibilidade: Funciona a qualquer hora e dia, evitando atrasos;
  • Segurança: Todas  as transações são criptografadas, o que diminui riscos de erros ou fraudes;
  • Praticidade: É simples e prático, porque não exige o preenchimento de muitos dados bancários para cada transação;
  • Integração: Pode ser facilmente integrado a sistemas de gestão financeira empresarial.
Nova call to action

Como Pagar a Conta de Energia pelo PIX?

Agora vamos ao que interessa: como pagar a conta de energia pelo o PIX. É importante lembrar que o processo pode variar dependendo da sua concessionária de energia, mas os passos básicos são geralmente os seguintes:

  1. Acesso ao Portal da Distribuidora: Acesse o site ou aplicativo da  distribuidora de energia da sua empresa.
  2. Faça login com seu usuário e senha. Caso não tenha um, é a hora de criar diretamente no site.
  3. Localize a Conta: Na área de pagamentos, encontre a fatura atual da sua empresa.
  4. Escolha o PIX como Método de Pagamento: Na maioria dos casos, haverá uma opção para pagar via PIX.
  5. Gere o QR Code: A distribuidora irá gerar um QR Code específico para a sua conta.
  6. Pague pelo Aplicativo do Banco: Abra o aplicativo do banco onde sua empresa possui conta, selecione a opção de pagamento via PIX e escaneie o QR Code gerado.
  7. Confirme: Verifique os detalhes da transação e confirme o pagamento.

É crucial que a empresa verifique se todas as informações estão corretas antes de confirmar o pagamento, como valor, data de vencimento e o destinatário das transações. Este processo elimina a necessidade de digitar códigos de barras ou realizar transferências manuais, poupando tempo e reduzindo as possibilidades de erros.

As Distribuidoras de Energia e o PIX

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) decidiu que todas as distribuidoras de energia deverão oferecer o PIX como uma opção de pagamento das faturas de energia​​.

Essa decisão visa aprimorar a experiência do cliente, prevenir a suspensão do serviço de fornecimento e evitar problemas decorrentes em relação a demora para o reconhecimento dos pagamentos realizados pelos meios convencionais. Através do PIX, a empresa consegue dar baixa em seu sistema em tempo real, ou seja, no momento em que o pagamento for realizado​​.

A Neoenergia foi pioneira na utilização do PIX, o objetivo inicial era de reduzir atrasos de pagamentos tornando a nova modalidade de pagamento uma opção eficiente para o consumidor. A empresa busca sempre inovações que melhorem a experiência do cliente, com investimentos contínuos em novas tecnologias e métodos de pagamento​​.

A Energisa, em parceria com o Banco do Brasil (BB), iniciou o pagamento de contas de energia via PIX para seus clientes. O QR Code Pix é liquidado rapidamente, e o pagamento pode ser feito a qualquer hora do dia, inclusive nos finais de semana e feriados. Além disso a Energisa promove uma campanha com premiação para aqueles que adotarem o PIX de forma permanente​​.

Para outras distribuidoras, o processo é semelhante, porém cada uma pode apresentar suas especificidades. É importante que você acompanhe as atualizações nos sites e canais de comunicação das empresas fornecedoras de energia para obter informações detalhadas sobre o pagamento da conta de energia via PIX.

Nova call to action

Como Fazer a Gestão de Faturas de Energia na sua Empresa:

Depois de entender como pagar a conta de energia pelo PIX e as facilidades oferecidas pelas principais distribuidoras de energia, é importante destacar que fazer uma boa gestão das faturas de energia da sua empresa, pode trazer inúmeros benefícios, como por exemplo: evitar multas, encontrar oportunidades de economia, prever inconsistências e muito mais.

As faturas de energia são verdadeiros tesouros de informações, mas muitos gestores não sabem disso. Cada linha que compõe as contas de energia, contém dados técnicos que podem ser a chave para reduzir seus gastos com energia elétrica. É como encontrar pistas secretas para economizar dinheiro e otimizar o consumo de energia na sua empresa.

Existem alguns sinais que mostram que sua empresa pode precisar de um sistema de gestão automatizada de faturas de energia. Por exemplo:

  • Você recebe faturas de vários modelos diferentes.
  • Sofre com multas por atraso.
  • Tem dificuldade em coletar, digitar e entender as contas de Energia.
  • Você está se perguntando se existem opções melhores de fornecimento de energia.
  • Não sabe se os cálculos da concessionária estão corretos.

Se você se identificou com algum desses pontos, é hora de considerar investir em um sistema de gestão de faturas de energia. Mas não se assuste, não é nada de outro mundo! Um sistema de gestão de faturas pode ser muito simples ou bem completo, dependendo da necessidade da sua emoresa.

Quando falamos de sistema de gestão de faturas de energia, não estamos falando apenas de um software complexo, é mais sobre uma metodologia organizada para transformar suas faturas de energia em aliadas, transformando dados em informação para gerir o consumo de energia e encontar oposrtunidades de economia.

Esse processo pode ser dividido em quatro etapas: Coleta, Digitalização, Análise e Melhoria/Implementação. É como jogar um jogo de estratégia, onde o objetivo é economizar energia. Você pode executar esse processo da forma que for mais viável para a sua empresa, com uma planilha organizada, por exemplo. Clique aqui para ler o nosso guia de digitalização de faturas.

Planilha para digitalização de faturas

Mas se você tem muitas faturas para gerir e acredita que esse processo pode ser mais fácil se for realizado de forma automatizada, te aconselho a testar a nossa plataforma de gestão de faturas de energia, de forma gratuita. Vamos ver como funciona?

Como Funciona a Plataforma de Gestão de Faturas da CUBi:

  1. Envie as Suas Faturas de Energia: Pra iniciar o teste gratuito, clique na imagem logo abaixo e preencha o formulário. Vamos precisar que você nos envie algumas faturas de energia coletadas diretamente do portal da sua distribuidora. Aqui, quanto mais faturas, melhor (indicamos que você nos envie 5 ou 10). Depois que tiver acesso ao sistema, a nossa plataforma tem a funcionalidade de coletar essas faturas para você de forma automática, direto do site da distribuidora.
  2. Processamento: O tempo da sua equipe deve ser gasto com tarefas que geram valor para sua empresa e não digitando faturas em planilhas. Por isso as faturas são processadas e equalizadas, de forma automática, pelo nosso sistema.
  3. Análise: Os dados das faturas de energia serão exibidos em dashboards customizados para que você consiga acompanhar indicadores de energia de forma prática e fácil. Como por exemplo: consumos, demandas, diferentes multas, impostos e muito mais. Tudo pode ser filtrado para avaliar uma única unidade ou agrupamentos específicos de sua empresa, com controle total dos meses de análise.
  4. Identifique Multas e Desvios: Você será capaz de identificar quais são suas multas e preparar um plano para evitá-las. Multas de ultrapassagem de demanda, demanda reativa, energia reativa, atraso no pagamento e outras mais.
  5. Encontre Oportunidades de Economia:
    Enquadramento tarifário, Dimensionamento de Demanda, Mercado Livre de Energia, Geração Distribuída, uso de geradores, diferentes multas, ICMS indevido e outros. A nossa plataforma vai te indicar qual destas é a melhor escolha para você começar a economizar na sua empresa.
Nova call to action

A adoção do PIX para o pagamento de faturas de energia é um grande avanço para as empresas, trazendo rapidez, segurança e praticidade. Contudo, para maximizar esses benefícios, é crucial ter uma gestão eficiente das faturas de energia, e a plataforma CUBi Energia é a solução ideal para gerenciar e otimizar seu consumo de energia de maneira inteligente e econômica.

Não perca a oportunidade de transformar a gestão de energia da sua empresa. Teste a plataforma de Gestão de Faturas da CUBi GRATUITAMENTE e descubra como nossa plataforma pode ajudá-lo a economizar e otimizar seus recursos energéticos.

Alana Macedo

Analista de Marketing | CUBi Energia

Nova call to action

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *