Custos invisíveis na energia elétrica

O software como ferramenta de transparência para os custos de energia elétrica

Posted on Posted in posts

A tecnologia está mudando drasticamente o mundo em que vivemos, desde a maneira como consumimos produtos e serviços até a forma como conduzimos negócios. Os dados geram tantas das nossas decisões que a capacidade de capturá-la e analisá-la pode colocar uma organização bem na frente de seus concorrentes menos informados. Será essa a realidade para a indústria de geração e consumo de energia elétrica?
Sim. Esta onda de inovação é verdadeira para o setor de energia elétrica, uma vez que um número crescente de novas soluções chegam ao mercado para ajudar as empresas a operar com maior facilidade, reduzindo seus custos, riscos e suas emissões de carbono. Apesar de muitas empresas ainda estejam apenas começando a conhecer a eficiência energética, a questão está aumentando lentamente a agenda executiva à medida que a enormidade dessas economias se torna aparente.


Embora ainda não seja tão visualmente impressionante como uma nova usina de geração de energia limpa, tecnologia como software de gerenciamento de energia elétrica inteligente, informações detalhadas sobre o uso e a capacidade de comprar e vender energia sob demanda são inovações que mudam o jogo para empresas que buscam reduzir suas contas de energia elétrica.
Na verdade, pode ser que esta tecnologia em si possa finalmente cortar o jargão obscuro que contribuiu para o seu lento envolvimento e, em última instância, abordar essas contas de energia elétrica desnecessariamente grandes.

Uma imagem mais clara dos custos


Um sistema de gestão energético deve ser considerado um bloco de construção fundamental em qualquer organização. No nível mais baixo, um sistema de gestão e monitoramento faz a diferença simplesmente colocando o gerente da loja, ou gerente de energia, no controle e para conscientizá-los do seu uso de eletricidade. Ao trazer esses dados para um sistema central, monitorando muitos sites, qualquer padrão de uso anormal pode ser identificado dentro do portfólio de uma empresa ou em comparação com sites similares de outras empresas.

Com isso feito, o software inteligente pode ser implementado para identificar caldeiras sobrecarregadas ou iluminação desnecessária, ou mesmo mudanças em operação, onde um novo sistema ou equipe está usando um prédio ou equipamento de forma diferente.


Aviso prévio para grandes usuários de energia elétrica


O software inteligente também pode ser particularmente útil para ajudar os grandes usuários de energia a serem atingidos com taxas importantes durante os chamados períodos de ponta, onde o uso excessivo durante um período específico de um único dia pode deixar o negócio comprometido com custos maciços.

O artigo original foi publicado por Robyn Wilson em 27 de Novembro de 2017. Veja o original aqui.

 

Quer saber mais sobre eficiência na indústria brasileira? Acesse aqui.

 

Se você quiser compartilhar:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *