Skip to content

Ferramenta de Gestão de Energia

Realizar a gestão energética de uma forma adequada, não é tarefa fácil quando esta atividade é feita de forma manual e sem muita estrutura. Desde uma simples “olhada” na fatura de energia para verificar gastos, ou até mesmo, realizar estudos de eficiência energética em setores eletro intensivos. Apesar da gestão de energia ser considerada uma tarefa árdua, é muito importante dar atenção ao tema, já que a energia é normalmente um dos insumos mais importantes para a empresa, e quando mal administrada pode gerar  grandes despesas desnecessárias no final do mês. É por isso que sempre defendemos a ideia da necessidade de uma Ferramenta que auxilie a Gestão de Energia, de forma simples, rápida, eficiente e automatizada.

Ferramenta de Gestão de Energia da CUBi
Ferramenta de Gestão de Energia da CUBi

Por que eu preciso ter uma ferramenta de Gestão de Energia?

Já parou para pensar quanto tempo o gestor de energia dedica auditando os gastos em energia da operação da empresa onde você trabalha? Inúmeras horas analisando as instalações, verificando medidores, digitando faturas e cruzando dados da concessionária de energia com tabelas no Excel e por fim ainda encontra a terrível dificuldade para descobrir onde está o grande vilão da conta de energia… 

Através da modernização e desenvolvimento da indústria 4.0, que trouxe consigo o incentivo ao desenvolvimento de ferramentas de gestão energética,  hoje é possível obter dados de forma automática, simplificada e com baixo custo de aquisição. Essas ferramentas oferecem a possibilidade de visualizar diagnósticos de eficiência energética de diferentes empresas e indústrias em tempo real.  Para facilitar as atividades do responsável pelo gerenciamento da energia, por exemplo, uma ferramenta de gestão energética possibilita o estudo e análise de diferentes ativos  de forma automática e assertiva, assim,  o gestor concentra-se apenas em  promover adequações relacionadas a um consumo equilibrado e consciente, além de economizar tempo e otimizar consumo e gastos dos recursos (principalmente financeiros) da sua empresa.

Seja você gestor de uma indústria, de edificações comerciais ou até mesmo coordenador de um canteiro de obras, que acaba de identificar o desafio que possui em mãos, é hora de pensar um pouco mais sobre a utilização de uma ferramenta de gestão de energia! Quanto mais rápido você identificar e reparar as deficiências energéticas, menor será o desperdício no bolso da instituição, no tempo dedicado às atividades de gestão ou até mesmo, na performance da sua operação.

E-book Gestão de Energia para Indústrias

Características essenciais para ficar de olho!

Mas afinal, “quais características devo buscar em uma ferramenta que seja realmente efetiva?” Para sanar essa dúvida,  preparamos alguns tópicos importantes que você deve prestar atenção quando o assunto é inteligência energética através de uma plataforma de gestão:  

Monitoramento em Tempo Real: Uma ferramenta efetiva deve disponibilizar, em tempo real, diversas variáveis como por exemplo: consumo (kWh), demanda ativa (kW) e fator de potência;  oferecer informações referentes a utilização  da  energia elétrica, (seja no medidor da concessionária ou de forma setorizada nas suas instalações) o rateio entre cargas ou unidades consumidoras; Além de oferecer também, a possibilidade de  explorar desperdícios de energia em horários não produtivos.

Veja mais como o Monitoramento pode ajudar sua empresa!

Oportunidades de eficiência energética: Afim de possibilitar uma gestão realmente eficiente até para os olhos de usuários com pouco conhecimento técnico, quando o assunto é energia, um bom software deve permitir que o usuário possa visualizar de forma rápida e aprofundada todas as possibilidades de economia que seu negócio possui, seja num simples ajuste de demanda contratada até um redimensionamento do banco de capacitor. (Entenda o que é eficiência energética nesse artigo)

Alertas: O monitoramento em tempo real indicado acima, abre a oportunidade para uma nova fronteira: A geração de alertas em tempo real que são capazes de avisar usuários técnicos e gerenciais, de que algo está fora do esperado e que precisam tomar ações naquele momento, evitando-se assim o recebimento de multas no final do mês.  

Dashboards Customizados: pode-se dizer que essa é a “cereja do bolo” no software da CUBi. Em alguns casos, os indicadores citados acima podem não ser suficientes ou não mostrar as análises que são requeridas. Por isso, atente-se ao cuidado e atenção que a empresa trará para cada caso, personalizando e melhorando ainda mais a sua experiência, ao criar novas visualizações através de dashboards customizados, de acordo com a necessidade do segmento/empresa, dando atenção a dados que antes eram de difícil acesso.

Processamento de Faturas de forma automatizada: Ter a possibilidade de fazer a gestão de faturas de energia de forma automática em uma ferramenta de gestão energética, possibilita que todas os componentes da fatura sejam mapeados, organizados e disponibilizados da maneira que lhe for mais conveniente, permitindo análises ao longo do tempo de uma ou centenas de unidades consumidoras, além de traçar quadros comparativos entre períodos ou diferentes unidades do seu negócio.

Veja como a Gestão de Faturas pode ajudar sua empresa!

Caso ainda seja difícil compreender que tipo de funcionalidades são usadas na prática do dia a dia das empresas, ou até mesmo se são relevantes para a sua empresa, clique no link e bata um papo com nossa equipe para aprofundar no tema. 

Fale Conosco!

Benefícios ao usar ferramentas de gestão de energia

Ok, já falamos de monitoramento, contas de energia, alertas, dashboards e diversas análises de dados e oportunidades de eficiência de energia e todas as possibilidades de uma ferramenta de gestão energética, mas quais são realmente os benefícios de utilizá-la? 

Podemos citar alguns:

  • Informações detalhadas para a mão do gestor na hora da tomada de decisão através do monitoramento de maquinário e ativos eletrointensivos;
  • Possibilidade de criação e utilização dos indicadores de eficiência energética customizados para sua operação através de uma interface gráfica;
  • Sem necessidade de servidores locais, cabos ou redes de TI, os sistemas mais atuais rodam na nuvem e você precisa apenas de uma conexão com a internet para acessar a qualquer momento;
  • Sistemas mais novos aceitam qualquer marca e modelo de medidores de energia carregando dados em sua infraestrutura;
  • Possibilidade da equipe agir de maneira tempestiva, assim que um evento ou problema acontece através dos alertas em tempo real (não apenas  no final do mês quando a conta chega);
  • Capacidade de identificação de anomalias em diversos setores e sistemas da empresa através da maior granularidade de dados.

Como saber se a ferramenta é boa para meu setor de atuação?

Sabemos que cada indústria/segmento possui necessidades, métodos de produção e gastos específicos, por isso, também entendemos que a melhor maneira de utilizar esse tipo de ferramenta é observando exemplos reais de empresas e indústrias que já utilizam! Logo abaixo, você pode encontrar alguns cases bem legais de empresas parceiras da CUBi: 

Ainda tem dúvidas de como uma plataforma de gestão de energia poderá facilitar o seu modelo de negócio? Entre em contato com nossa equipe, assim poderemos te orientar com as utilidades da nossa ferramenta, além de buscarmos a melhor alternativa perante as necessidades da sua empresa.

Renê Marchioretto

Leave a Reply

Your email address will not be published.