Pular para o conteúdo

Ferramentas de Monitoramento de Energia para Gestoras – #2CUBi Talks

Você conhece o CUBi Talks?! Criamos uma série de videocasts onde convidamos especialistas em energia para bater um papo sobre novidades, tendências, e tecnologias do segmento. No segundo episódio falamos sobre monitoramento de energia para gestora. Mas antes, vale a pena dar uma olhada no primeiro episódio do CUBi Talks, onde convidamos a Silla Motta  para conversar sobre o mercado livre de energia, como as Comercializadoras de Energia estão se posicionando, e discutir sobre as tendências para o futuro desse mercado! Clique aqui para assistir o vídeo. Neste vamos falar sobre monitoramento de energia para gestoras.

No episódio #2 do CUBi Talks o nosso head comercial Rafael Turella conversou com a Maria Elisa Pimenta, sócia da Go Energy, (uma gestora e comercializadora de energia que já está no mercado há 5 anos e meio, estando associada a outros grandes grupos de gestora, como a Camerge, por exemplo) sobre Monitoramento de Energia para Gestora ou Comercializadora. Vem com a gente! 

Nesse texto separamos os principais highlights da conversa, mas você pode assistir ao papo completo no nosso canal do YouTube. Clique na Imagem para assistir.

New call-to-action

Benefício de Utilizar uma Ferramenta de Monitoramento de Energia para Gestora

Recentemente o assunto “Abertura do Mercado Livre de Energia” vem sendo a principal pauta dos profissionais do setor. Neste cenário, percebemos que as ferramentas de gestão de energia e monitoramento em tempo real tem um papel de grande importância. Confira o primeiro trecho do depoimento da Maria Elisa no CUBiTalks#2 quando a questionamos sobre a aplicação de ferramentas de monitoramento de energia para gestoras e comercializadoras, no Brasil. 

Maria Elisa: “Hoje, o que temos para todos os nossos clientes de gestão é um equipamento de monitoramento, onde conseguimos acompanhar em tempo real o consumo do cliente; as interrupções; ultrapassagem de demanda; conseguimos setorizar, por exemplo o consumo de cada parte da planta de uma indústria, o que é muito importante para quantificar e valorar o custo de produção. É um diferencial, eu consigo antecipar as necessidades do meu cliente no dia-a-dia”.

Benefícios das ferramentas de monitoramento para gestoras de energia e gestão em tempo real para comercializadoras

Há um tempo atrás, os gestores de energia dedicavam inúmeras horas analisando instalações, verificando medidores, digitando faturas, cruzando dados em tabelas de Excel, e ainda encontravam dificuldades para descobrir onde estavam os reais vilões do alto custo com energia. Através da modernização e desenvolvimento da indústria 4.0, que trouxe consigo o incentivo ao desenvolvimento de ferramentas de gestão energética, hoje é possível obter dados de forma automática, simplificada e com baixo custo de aquisição. Essas ferramentas monitoramento de energia para gestora, oferecem a possibilidade de visualizar diagnósticos de eficiência energética de diferentes empresas e indústrias em tempo real, mas mesmo com tantos benefícios, podemos observar no dia-a-dia da CUBi, que muitas gestoras colocam essas ferramentas como parte da oferta, entregam aos seus clientes, mas não utilizam em seus processos. 

Maria Elisa: “É muito prático utilizar monitoramento de energia para gestora. Em termos de consumo mensal, quando o mês de consumo é fechado, não só conseguimos antecipar esta análise, como também quando a CCEE não encaminha o volume correto do consumo, para que a gestora feche o balanço, a ferramenta de gestão de energia nos dá a possibilidade de fazer um média do nosso monitoramento. Existem clientes que não fecham antes de encaminharmos o balanço fechado.”

Meme CCEE Não encaminhamento do Volume Correto

Como as ferramentas de gestão de energia podem ajudar gestoras e comercializadoras a se destacarem no mercado e fidelizar clientes 

Voltando ao assunto da abertura do mercado livre de energia, estamos caminhando para um contexto onde existirão várias possibilidades para o mesmo consumidor, que estará em busca de serviços mais completos, além de empresas que apenas fornecem energia. Atualmente, podemos notar gestoras e comercializadoras que têm uma grande base de consumidores, buscando alternativas em energia para se diferenciar num cenário onde haverá um grande aumento de players. Por isso, é fundamental que essas empresas estejam atentas e atualizadas em relação ao desenvolvimento de novas tecnologias no mercado, como forma de conquistar e fidelizar clientes. Nesse caso, uma boa pedida é utlizar ferramentas de monitoramento de energia para gestora

Rafael Turella: “Já imagino que oferecer uma ferramenta de gestão de energia e monitoramento em tempo real, não é só um diferencial pra venda, mas também de retenção de clientes, porquê o preço da energia é algo que os consumidores pensam em se blindar, mas quando a gestora ou comercializadora oferece uma gama de serviços em volta do cliente, ele também se torna dependente e isso deve gerar uma proximidade muito maior com a gestora/comercializadora.”

Maria Elisa: “A proximidade e o contato com o cliente se torna melhor, porquê o preço da energia é uma commodity… A diferença vai ser muito pouca entre um player e outro, a gestão é que faz a diferença: o contato pessoal que eu tenho com o cliente, as visitas técnicas mensais, as reuniões semanais, o relatório que apresentamos.”

Ferramentas de gestão de energia para análise de crédito em clientes do mercado livre

Os recentes desdobramentos regulatórios no setor elétrico devem expor mais de 100 mil unidades consumidoras ao ambiente de Contratação Livre (ACL ou “Mercado Livre” para os íntimos) já em 2024. Quem é do setor já está cansado de ler sobre o tamanho dessa oportunidade para expandir a base de clientes das gestoras e comercializadoras de energia. Mas seguindo esta tendência, principalmente dentro do ambiente varejista, de acordo com Maria Elisa é importante realizar uma análise prévia sobre o risco dos novos clientes, pois futuramente a comercializadora responderá por ele e você pode fazer isso com uma ferramenta de monitoramento de energia para gestora.

Maria Elisa: “Com a expansão do mercado, eu acredito que a maior dificuldade será a análise de crédito dos clientes, porque um cliente pequeno talvez não consiga oferecer uma garantia financeira, como acontece atualmente. A principal pergunta para as gestoras e comercializadoras neste contexto futuro será: até quanto podemos assumir riscos?”

Rafael Turella: “Você comentou que na GoEnergy, vocês utilizam o monitoramento antes mesmo de vender para fazer uma análise bem profunda, certo?!”

Maria Elisa: “Sim, porque essa análise vai valer a pena para nós, no longo prazo. Quando o cliente é muito pequeno não dá para saber se esse menor consumo valerá a pena. A conta precisa sempre fechar no final do mês”.

Rafael Turella: “Hoje é um padrão utilizar o monitoramento de energia para gestora para monitorar em tempo real antes de fechar o cliente?”

Maria Elisa: “Sim, é padrão, ainda que o cliente ainda não esteja no mercado livre, ou esteja em migração, utilizamos o monitoramento em tempo real, até para verificar se o consumo que ele informou é o correto, o que normalmente não é exato, por simples falta de conhecimento do cliente”.

Meme Ferramenta de Gestão de Eneergia e Monitoramento

Exemplos de tecnologia que as gestoras e comercializadoras têm utilizado:

As empresas pequenas precisam de um sistema para fazer a gestão dos seus consumidores, porque encontram muita dificuldade em fazer a gestão de forma manual (sim, muitos ainda fazem de forma manual). Isso porque cada consumidor tem um perfil específico, criando a dificuldade de ficar alimentando à mão cada dado necessário para realizar uma gestão eficiente.

As maiores gestoras muitas vezes já investem em alguma tecnologia pronta disponível no mercado, ou até mesmo própria. Porque o consumidor está cada vez mais exigente, demandando mais tecnologia e mais agilidade. E não somente algo engessado, é preciso ter uma tecnologia de acordo com o perfil de cada consumidor.

Aqui na CUBi sempre nos deparamos com situações “engraçadas”. Ao atendermos o representante de uma gestora pequena, ele fala: “meu consumidor descobriu que existe gestão em tempo real”. E aí eles acabam usando qualquer ferramenta que está disponível no mercado para reter o cliente, porque o consumidor tem se capacitado cada vez mais e exigido mais. A demanda ao invés de partir da gestora, parte do consumidor, o que acaba não sendo muito legal para aquele relacionamento.

Pensando nessa dificuldade que as gestoras e comercializadoras nos apresentam, criamos uma segmentação específica do nosso produto para atender esse parceiros. O nosso dia a dia mais comum é voltado à atender o próprio cliente final, suas necessidades em gestão de energia e dificuldades na hora de tomar melhores decisões, o que acaba sendo uma ótima ferramenta de monitoramento de energia para gestora afim de possibilitar que as gestoras ofereçam esse serviço aos seus clientes. A nossa solução aliada às gestoras parceiras têm trazido um aumento da fidelidade do cliente e também reduzido a necessidade dele ir atrás de outras soluções no mercado (que potencialmente podem vir de outras gestoras), então tem sido um ganha-ganha interessante. O cliente fica feliz com várias soluções que pode usar em um único local (vindo da gestora de energia), a gestora mantém o cliente na carteira (além de ter um aumento de NPS) e a CUBi consegue fazer o que sabe melhor, ajudar empresas a aplicar tecnologia em prol de uma melhor gestão energética.

Esses foram apenas alguns highlights do bate-papo que tivemos com a Maria Elisa. Você pode assistir a entrevista completa clicando na imagem abaixo.

New call-to-action

Quer saber como a CUBi pode ser um diferencial para a sua Gestora de Energia?

Clique aqui e fale com a nossa equipe! 

Alana Macedo

Analista de Marketing | CUBi Energia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *