ineficiência de ar condicionado

Ineficiência de Ar condicionado e seus indicadores – Parte 2

Posted on Posted in Conteúdo

No artigo anterior discutimos alguns indicadores importantes para a avaliação da eficiência de sistemas de ar condicionado. Neste artigo será introduzido um dos mais importantes indicadores e como podemos usá-lo para verificar a ineficiência de ar condicionado.

 

Índice de Eficiência Energética Sazonal (SEER)

O SEER (do inglês Seasonal Energy Efficiency Ratio) é uma medida de como o sistema se comporta ao longo de um período em que a temperatura externa varia. Como o EER, apresentado no primeiro artigo, as unidades são BTU para capacidade de resfriamento e Wh para energia elétrica consumida. Este indicador oferece uma medida mais realista da eficiência do sistema.

ineficiência de ar condicionado

Temos que:ineficiencia de ar condicionado

Vamos dar um exemplo: Imagine uma unidade resfriadora com capacidade para 60000 BTU/h, que opere cerca de 8 horas por dia durante o período de quente. Assuma também que este período é de cerca de 180 dias (6 meses). Assim teremos:

ineficiencia de ar condicionado

Num sistema com SEER de 14, temos que o total de energia gasta é de:

ineficiencia de ar condicionado

Suponhamos que a tarifa de energia do período seja R$0,40/kWh. Então o gasto com o sistema de ar condicionado no período será:

ineficiência de ar condicionadoO SEER mede quão bem um Ar Condicionado converte energia elétrica em poder de resfriamento, e quanto maior o número, melhor. Para atender aos requisitos ENERGY STAR do Departamento de Energia dos EUA, um A.C. deve manter um SEER mínimo de 14,5. Se você tiver um condicionador de ar com menor SEER, você deve considerar substituí-lo por uma unidade qualificada pelo critério da ENERGY STAR.

No entanto, só porque uma unidade tem SEER maior que 14,5 não significa que a mesma está funcionando da maneira mais eficiente, especialmente se tiver mais de uma década de uso. A idade, a falta de manutenção e a necessidade de reparos reduzem o efetivo SEER do sistema. Verifique suas faturas nos últimos anos. Se perceber um aumento constante nos custos de eletricidade no verão ao longo dos anos, descontando qualquer aumento nos custos de eletricidade, isto é um sinal de que o A.C. está perdendo a eficiência com o tempo. Se você está realizando manutenção regularmente, esse declínio geralmente é um forte sinal de que é hora de substituir o sistema. Chame um técnico para verificar primeiro se existe algum reparo que possa ajudar. O técnico também pode realizar testes de fluxo de ar e verificar a corrente do motor para ver se a unidade está perdendo seu desempenho.

Mesmo se você tiver um condicionador de ar com SEER de cerca de 15 que não parece estar em declínio, se ele tiver mais de 10 anos, considere a atualização para uma unidade de alta eficiência (alguns A.C.s  atualmente podem ter SEER igual a 20 ou mais) para economizar energia no longo prazo.

Ineficiência de Ar condicionado

Sabemos que esses equipamentos são, em muitos casos (como escritórios, por exemplo), os que têm maior impacto no gasto com energia elétrica. Um sistema de monitoramento de energia perene, como o da CUBi Energia, proporciona a desagregação de cargas  e a possibilidade de avaliar o gasto do Ar Condicionado de forma separada dos demais equipamentos. Assim é possível monitorar o gasto com precisão para começar a manter um histórico dos SEERs e acompanhar mais de perto a eficiência do sistema. Conheça.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *