demanda de energia

Conjuntura energética global – Insights em demanda de energia (⅔)

Posted on Posted in Conteúdo

Demanda de energia

A demanda de energia do planeta deve aumentar 30% entre hoje e 2040, o equivalente a adicionar outra China e Índia à demanda global de hoje. Os fatores chave para essa conclusão são: economia global crescendo a uma taxa média de 3,4% ao ano; a população que se expande de 7,4 bilhões hoje para mais de 9 bilhões em 2040 e um processo de urbanização que agrega uma cidade do tamanho de Xangai para a população urbana mundial a cada quatro. A maior contribuição para o crescimento da demanda de energia – quase 30% – vem da Índia, cuja participação no uso global da energia aumenta para 11% até 2040. O Sudeste Asiático é outra região faminta por energia, com demanda de energia crescendo ao dobro do ritmo da China. Em geral, os países em desenvolvimento na Ásia representam dois terços do crescimento global da energia, com o resto proveniente principalmente do Oriente Médio, África e América Latina.

Como atenderemos a demanda de energia?

A crescente demanda de energia impõe novos desafios no que tange à geração e consumo de energia elétrica. Serão três os principais eixos de desenvolvimento para atender às demandas energéticas: liderado pela extração e processamento de gás natural, seguido pelo aumento rápido das fontes renováveis ​​e pela eficiência energética.

O aumento de eficiência energética desempenha um papel fundamental no alívio da tensão do lado da oferta: sem a eficiência, o aumento projetado no uso final da energia seria mais que o dobro. As fontes renováveis ​​de energia atendem a 40% do aumento da demanda de energia e seu crescimento explosivo no setor de energia marca o fim dos anos de crescimento do carvão. Desde 2000, a capacidade de geração de energia a carvão cresceu quase 900 gigawatts (GW), mas as adições líquidas de hoje a 2040 são apenas 400 GW e muitas delas são plantas já em construção. Na Índia, a proporção de carvão no mix de energia cai de três quartos em 2016 para menos da metade em 2040.

A demanda de petróleo continua a crescer até 2040, embora a um ritmo cada vez menor. O consumo de gás natural aumenta em 45% até 2040; com espaço mais limitado para expansão no setor de energia, a demanda industrial se torna a maior área de crescimento.

 

Esse post faz parte de uma série de conteúdo de 3 partes, você encontra a parte número 1, clicando AQUI.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *