Pular para o conteúdo

O Que Significa Consumo TE na Conta de Energia?

Entender o significado do Consumo TE é essencial para gerenciar de forma eficaz o uso de energia elétrica e, consequentemente, otimizar os custos. Neste artigo, vamos explicar em detalhes o que é o Consumo TE, como ele é calculado, e qual seu impacto na sua conta de energia. Vamos esclarecer suas dúvidas e te ajudar a tomar decisões mais eficientes sobre o consumo de energia da sua empresa.

Descomplicando sua Conta de Energia

Você já olhou para sua conta de energia e se perguntou o que todos aqueles números e termos realmente significam? Vamos simplificar isso juntos! Entender sua conta de energia é como decifrar um mapa que vai te levar a economizar energia e atingir a eficiência energética. Se você quer saber o que signfica o consumo TE na conta de energia, mas também não sabe como ler as faturas de energia, temos um conteúdo sobre esse tópico aqui no nosso blog. Clique aqui para ler.

O que Significa Consumo TE na Conta de Energia?

TE é a sigla para Tarifa de Energia. Diferente da TUSD, que se refere a tarifa relaconada ao transporte de energia. A TE se refere ao uso da energia em si. O consumo TE é o valor da energia consumida mensalmente, multiplicado pela TE, que se refere aos investimentos e operações técnicas para a utilização da energia. E aqui vai o pulo do gato: você tem o poder de controlar esse indicador. Mas para isso, você precisa entender como ele é calculado.

Nova call to action

Como é Calculado o Consumo TE

A TE (definida pela Aneel ) é relacionada ao quanto a sua empresa consumiu de energia ao longo do mês. Para calcular o valor (R$) da TE, multiplica-se o consumo mensal em kWh pelo valor da tarifa. Consumo TE = Consumo em kWh X TE. Por exemplo, se uma empresa consome 5000 KWh por mês, o consumo TE é igual a 5000 KWh multiplicados pelo valor da tarifa.

Itens que compõem a TE:

  • Transporte: custos de transmissão relacionados ao transporte de energia até a rede básica de energia;
  • Energia: custos relacionados à contratação de energia, como por exemplo: compra de geração distribuida, leilões, geração prórpia, agente supridor e quota.;
  • Perdas: custos de perdas de energia na rede básica;
  • Outros encargos.
O Que Significa Consumo TE na Conta de Energia?
Nova call to action

Gerenciando o Consumo TE na Sua Empresa

Compreender o que significa o consumo TE na conta de energia é fundamental não só para residências, mas também para o sucesso financeiro de qualquer negócio. Isso porque a energia elétrica é um dos custos operacionais que você pode otimizar para melhorar a rentabilidade da sua empresa.

Para um negócio, o consumo TE pode representar uma parcela significativa dos custos operacionais. Uma gestão eficiente do consumo de energia pode resultar em economias substanciais, que se traduzem diretamente em maior lucratividade. Por exemplo, uma redução de 10% no Consumo TE pode não parecer muito à primeira vista, mas ao longo de um ano, pode significar uma economia considerável, especialmente para empresas de médio e grande porte.

Se você fizer um comparativo das suas contas de energia, pode notar que o consumo TE variou ou aumenta de um mês para outro, isso pode ser causado por diversos fatores, como por exemplo: um equipamento apresentando falha, consumindo mais energia do que deveria. Por isso é importate fazer a gestão de energia da sua empresa, afim de aumentar a eficiência energética.

Como Gerenciar o Consumo TE na Conta de Energia:

Gerenciar o consumo TE nas contas de energia da sua empresa pode parecer uma tarefa complexa, mas com as estratégias corretas, um pouco de conhecimento (que você pode encontrar aqui no nosso blog) e esse passo a passo, tenho certeza que você pode transformar a maneira como sua empresa consome energia.

PASSO A PASSO

  1. Identifique o Consumo TE na suas Contas de Energia:
    O primeiro passo é pegar uma fatura de energia recente. Lá, você encontrará o Consumo TE, geralmente listado como “Tarifa de Energia” ou “TE”, seguido por um valor em kWh (quilowatts-hora) e o custo correspondente.
  2. Digitalize e Organize Todas as Contas de Energia em uma Planilha:
    A chave para gerenciar o Consumo TE é ter dados precisos e atualizados, e a maneira mais fácil de conseguir fazer isso é digitalizar o máximo de faturas de energia que conseguir e organizá-las em uma planilha. Aqui você pode encontrar um guia para digitalizar faturas e um modelo de planilha gratuita para te ajudar nessa tarefa. 
  3. Analise Suas Contas de Energia:
    Realize uma auditoria energética para identificar onde e como o consumo acontece. Veja, por exemplo, o histórico de consumo para identificar padrões ou picos de consumo. Isso pode te dar pistas sobre quando e como seu consumo é maior. Caso não tenha noção de como fazer isso, considere contratar um profissional para uma análise mais detalhada. Clicando aqui, você pode falar com um dos nossos especialistas para te ajudar.
  4. Otimize os Equipamentos:  Invista em equipamentos que tenham boa classificação de eficiência energética, ou substitua equipamentos antigos por modelos mais eficientes em termos de energia. Por exemplo, trocar lâmpadas tradicionais por LEDs pode fazer uma grande diferença. Assegure-se de que todos os equipamentos estão funcionando de forma otimizada.
  5. Automatize e Controle: Implemente sistemas de automação para controlar o uso de energia em horários de ponta e fora ponta. Medidores de Energia  inteligentes podem te ajudar nessa tarefa.
  6. Monitore: Use uma ferramenta de gestão de energia,  como a da CUBi, para monitorar constantemente seu consumo. Isso permite que você veja os resultados de suas ações e faça ajustes conforme necessário.

Entender o Consumo TE na sua conta de energia é só o começo para otimizar os custos energéticos da sua empresa. Com a plataforma de gestão de faturas da CUBi, esse processo se torna mais fácil e eficiente. 

Nova call to action

Teste anossa plataforma de gestão de faturas de energia de forma gratuita e veja como você pode economizar e melhorar a eficiência energética da sua empresa. 

Alana Macedo

Analista de Marketing | CUBi Energia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *