Segurança com energia elétrica em residências

Posted on Posted in posts

Independentemente do local que frequentamos, aparelhos elétricos, lâmpadas, entre outros, são itens que com certa frequência testemunhamos falhas e consequentemente suas trocas. Dependendo do lugar, a substituição destes é feita de maneira e por pessoas distintas. Em uma empresa, é de praxe que as trocas sejam feitas somente por pessoas qualificadas e com equipamentos designados para tal, respeitando-se assim as normas de segurança do ministério do trabalho. Por outro lado, em residências, quem efetua essas trocas, principalmente as mais simples, são os próprios moradores e isso não necessariamente implica que as farão com a devida segurança. A Abrecopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade), no ano de 2014, registrou 214 acidentes domésticos com mortes, contra 198 de 2013 (um aumento de 8%). Sendo assim, aqui vão algumas dicas para trocas e qualquer atividade envolvendo energia elétrica para que não se tenha nenhum problema indesejado e que não coloque sua família em perigo. Lembrando que, por mais simples que possa parecer a tarefa, todos estamos sujeitos a acidentes se as devidas precauções não forem tomadas.

Lâmpadas

Trocas de lâmpadas é uma atividade que qualquer morador tem uma grande chance de ter que realizar. Algumas precauções são necessárias antes de realizá-las. A maioria delas são simples e por esse mesmo motivo, muitas vezes são ignoradas. Elas são:

  • Certifique-se que o interruptor está desligado antes de efetuar a troca;
  • Não toque na parte metálica do bocal, nem na rosca.
  • Se perceber que existem fios descascados, mal encaixados ou gastos conectados no local, não mexa a não ser que o circuito seja previamente desenergizado no disjuntor.
  • Quando for rosquear a lâmpada, o faça com delicadeza. Além do vidro ser fino, o contato com o metal interno é choque elétrico certo.

Chuveiro Elétrico

Um dos maiores responsáveis pelo alto valor da sua conta de energia são os chuveiros elétricos. É recomendável a aquisição de chuveiros abastecidos por energia solar. Porém se não for possível, aqui estão algumas dicas de segurança.

  • Mudar a chave que regula a temperatura da água enquanto o chuveiro estiver ligado é extremamente arriscado. Apesar de vários modelos já terem algum tipo de proteção, ser vítima de uma descarga elétrica é um risco bem alto.
  • Instale o fio-terra corretamente, de acordo com a orientação do fabricante.
  • A fiação deve ser adequada, bem instalada e com boas conexões. Fios derretidos, pequenos choques e cheiro de queimado indicam problemas que precisam ser corrigidos imediatamente.
  • Mantenha sempre a resistência com o tamanho original de fábrica. Em caso de trocas, não tente reaproveitar resistências queimadas.
  • Se for fazer alguma modificação na parte elétrica do local, lembre-se de desligar os disjuntores corretos e sinaliza-los devidamente para que uma segunda pessoa não os ligue enquanto você mexe na fiação (é exatamente assim que boa parte dos acidentes domésticos acontecem).

Com frequência fazemos coisas sem pensar nas consequências por simplesmente estarmos adaptados às tarefas. Por mais simples que pode parecer a tarefa, todos estamos sujeitos a acidentes se as devidas precauções não forem tomadas. Por isso, entender, estudar e respeitar os riscos com atividades residenciais básicas que envolvem energia elétrica podem evitar surpresas desagradáveis e manter os moradores do local em segurança.

Se você quiser compartilhar:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *