Pular para o conteúdo

Unidade Consumidora na Conta de Luz – o que é e como encontrar?

O termo parece complicado mas a Unidade Consumidora é o CÓDIGO ÚNICO que define sua instalação ou o CPF da fatura de energia da sua empresa ou Indústria dentro da distribuidora de energia que ela está inserida, simples né? Não consigo te indicar o formato do número ou código que deve buscar porque cada concessionária de energia tem o seu próprio.

Entendeu o que é uma unidade consumidora mas está com dúvidas sobre todo os outros itens da conta de sua empresa? Esse conteúdo sobre as principais informações na conta de luz pode te ajudar: COMO LER A CONTA DE ENERGIA?

Se não estiver na pegada de estudar muito o tema, recomendo usar um sistema automático para analisar suas contas de energia. A CUBi oferece de forma gratuita e pode ser acessado por esse link: PLATAFORMA GRATUITA DE ANÁLISE DE CONTAS DE ENERGIA.

Nova call to action

O termo não soa tão simples, mas a explicação é bem intuitiva: a Unidade Consumidora é um número na sua conta de luz que representa, por exemplo, o seu conjunto de instalações e equipamentos elétricos na sua indústria. Tal número é correspondente a um único consumidor e localizado em uma mesma propriedade ou em propriedades próximas. Atenção, nem todas as distribuidoras usam o termo Unidade Consumidora (UC), algumas podem chamar de Número da instalação.

Vale ficar de olho para não confundir a Unidade Consumidora com o número do Cliente. Um cliente pode ter várias propriedades na mesma distribuidora, todas elas no mesmo número do Cliente, mas cada uma com seu próprio número de Unidade Consumidora.  

Nova call to action

Para que serve a Unidade Consumidora?

Agora, assim como o CPF, a principal utilidade da Unidade Consumidora é ser um número de registro para o titular da conta, assim a prestadora de serviços de energia da sua região conseguirá saber a todo o seu histórico de registro, faturas e pedidos que estão relacionados a tal número.

Quando falamos sobre Gestão de Faturas aqui na CUBi, a organização das Unidades Consumidoras pode ser uma grande aliada para começar os seus passos de gestão de suas contas, por exemplo, pegando faturas antigas para criar um histórico de consumo de energia e indicadores de performance da sua empresa.

Onde encontramos a UC

Para fechar, vou mostrar exemplos de onde pode ficar o número da unidade consumidora na fatura de energia, porém é bom destacar: a posição do número irá variar da distribuidora de energia da sua região. 2 exemplos:

UC na COPEL
Exemplo de fatura da COPEL
unidade consumidora na enel
Exemplo de fatura da ENEL

Caso esteja sentindo dificuldade para começar os primeiros passos para gestão de faturas ou entender o consumo da sua empresa, fique a vontade para entrar em contato com a nossa equipe ou ler esse conteúdo sobre como digitalizar suas próprias contas de energia. MANUAL DE COMO DIGITALIZAR CONTAS DE ENERGIA

Não se engane, a fatura de energia é um instrumento poderoso de gestão de energia. Hoje diversos segmentos fazem ótimo uso de ferramentas e software de gestão de energia, como:

  • Saneamento
  • Concessões
  • Telecom
  • Varejo
  • Agronegócio
  • Edificações
  • Muitos e muitos outros

Também temos um artigo bem legal sobre como organizar unidades consumidoras e fazer a gestão da conta de energia, para te ajudar nesse começo de trajetória!

Rafael Turella

Engenheiro ambiental pela UNESP e mestre em Sistemas Sustentáveis com ênfase em Energia pelo Rochester Institute of Technology. É co-fundador da CUBi e atualmente responsável pela área de marketing e vendas.

Nova call to action

6 comentários em “Unidade Consumidora na Conta de Luz – o que é e como encontrar?”

    1. MARCELO GONCALVES DE OLIVEIRA

      Quero a primeira ligação, mas a copel pede o número da unidade consumidora do vizinho mais próximo , mas ele não quer fornecer , essa informação e sigilosa ? Se é porque a copel pede e ainda torna obrigatorio a informação, e como consigo esse número se for possível ?

      1. Olá Marcelo, tudo bem?
        Infelizmente só a distribuidora pode lhe auxiliar nesse tema. Cada distribuidora irá tratar o caso de forma diferente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *