Unidade Consumidora na Conta de Luz – o que é e como encontrar?

Um dos assuntos que nunca irá deixar de trazer dúvidas, é a conta de luz que recebemos todo mês. O aumento consecutivo nos valores mensais nos últimos meses de 2021 faz com que cada vez mais, as pessoas e empresas prestem atenção em suas faturas. Já falamos sobre as principais informações da Conta de Luz, além de informações como Tarifa Branca e principalmente como fazer Gestão de Faturas. Agora está na hora de falar sobre a Unidade Consumidora (UC).

O termo não soa tão simples, mas a explicação é bem intuitiva: a Unidade Consumidora é um número na sua conta de luz que representa, por exemplo, o seu conjunto de instalações e equipamentos elétricos na sua indústria. Tal número é correspondente a um único consumidor e localizado em uma mesma propriedade ou em propriedades próximas. Atenção, nem todas as distribuidoras usam o termo Unidade Consumidora (UC), algumas podem chamar de Número da instalação.

Em outras palavras, a Unidade Consumidora é o RG da fatura de energia da sua empresa ou Indústria dentro da distribuidora que ela está inserida, simples né?

Vale ficar de olho para não confundir a Unidade Consumidora com o número do Cliente. Um cliente pode ter várias propriedades na mesma distribuidora, todas elas no mesmo número do Cliente, mas cada uma com seu próprio número de Unidade Consumidora.  

Para que serve a Unidade Consumidora?

Agora, assim como o RG, a principal utilidade da Unidade Consumidora é ser um número de registro para o titular da conta, assim a prestadora de serviços de energia da sua região conseguirá saber a todo o seu histórico de registro, faturas e pedidos que estão relacionados a tal número.

Quando falamos sobre Gestão de Faturas aqui na CUBi, a organização das Unidades Consumidoras pode ser uma grande aliada para começar os seus passos de gestão de suas contas, por exemplo, pegando faturas antigas para criar um histórico de consumo de energia e indicadores de performance da sua empresa.

Onde encontramos a UC

Para fechar, vou mostrar exemplos de onde pode ficar o número da unidade consumidora na fatura de energia, porém é bom destacar: a posição do número irá variar da distribuidora de energia da sua região. 2 exemplos:

UC na COPEL
Exemplo de fatura da COPEL
unidade consumidora na enel
Exemplo de fatura da ENEL

Caso esteja sentindo dificuldade para começar os primeiros passos para gestão de faturas ou entender o consumo da sua empresa ou indústria, fique a vontade para entrar em contato com a nossa equipe! Não se engane, a fatura de energia é um instrumento poderoso de gestão de energia. Hoje diversos segmentos fazem ótimo uso de ferramentas e software de gestão, como:

  • Saneamento
  • Varejo
  • Agronegócio
  • Indústrias
  • Franquias
  • Petróleo e Gás
  • Telecom
  • Muitas outras mais

Também temos um artigo bem legal sobre como organizar unidades consumidoras e fazer a gestão da conta de energia, para te ajudar nesse começo de trajetória!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *